Uncategorized
972 views March 18, 2014 posted by Maja Wallengren

Boletim meteorológico do café: Semana com chuva entre Minas Gerais e São Paulo

  Share...
Brazilian-Coffee-Producer-in-Parana-Fabio-Doris-Scatolin2

Entre 25ostado em 17/03/2014 C
MAR. 17, 2014 (Cafepoint)–Frente fria sobre o Sudeste traz chuva com acumulado médio entre 30mm e 70mm até a sexta-feira para o sul e cerrado de Minas Gerais e Mogiana. No Espírito Santo, zona da mata de Minas Gerais e Paraná, também há previsão de chuva, porém com menor acumulado (entre 15mm e 30mm). A chuva enfraquece no Sudeste e ganha força no Paraná, com acumulado médio entre 30mm e 50mm.

Sudeste*
30/01
Nesta quinta-feira persistem as condições tropicais sobre o Sudeste. O ar mais quente e seco predomina sobre os quatro Estados da Região, o que permite temperaturas máximas elevadas, acima dos 30ºC, e umidade relativa do ar baixa no período da tarde, com valores próximos dos níveis críticos. Além disso, o nível de poluição aumenta no decorrer do dia nos centros urbanos. Com relação à chuva, ela ocorre em forma de pancadas bem isoladas de final de tarde, mal distribuídas e com baixo volume preferencialmente entre o centro paulista, sul e zona da Mata de Minas Gerais. Até há potencial para chuva forte, com trovoadas e até mesmo ventania, mas poucos verão os temporais.

31/01
O mês termina com condições de tempo semelhantes às dos últimos dias sobre o Sudeste. Um bloqueio atmosférico faz com que as frentes frias não consigam avançar pelo Brasil e, assim, não organizam a umidade da Amazônia sobre a Região. O que resta é uma grande massa de ar quente e seca nos três Estados. Isso permite também a perda de energia do solo para a atmosfera ao longo da madrugada e assim as áreas serranas do Sudeste terão temperaturas mínimas mais baixas pela manhã (o que normalmente se vê no inverno). Pancadas de chuva localizadas de final de tarde atingem o oeste de Minas, norte e leste de São Paulo, atingindo somente uma ou outra cidade e sem volumes significativos.

*Confira informações mais detalhadas sobre sua região na Seção Clima, em Cadeia do Café.

http://www.cafepoint.com.br/clima/giro-meteorologico/boletim-meteorologico-do-cafe-84588n.aspx-0-

  Share...

Share This Article

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *