Artículos
2145 views July 26, 2013 posted by Maja Wallengren

Chuva e umidade podem prejudicar a qualidade do café do Brasil

  Share...
Coffee Harvest In Bahia in Northern Brazil

 

Dos amigos de CAFÉPoint no Brasil, compartimos as últimas notícias de seu sitio sobre a situação de café da nova colheita.

http://www.cafepoint.com.br/

Chuva e umidade podem prejudicar a qualidade do café do Brasil  

Em Minas o início do mês foi um pouco chuvoso, atrapalhando a colheita do café e prejudicando a qualidade da bebida. Porém, o período seco que se seguiu beneficiou a maturação do café na planta e a secagem do café em terreiros. Com relação a doenças, a cercosporiose que vem sendo favorecida pelo clima tem causado grande desfolha nas lavouras de Minas e o excesso de umidade deste mês poderá favorecer novos picos de ferrugem. O recolhimento dos cafés do chão neste ano deve ser bem feito porque as chuvas ocorridas durante a colheita derrubaram muito o café, o que pode vir a favorecer o desenvolvimento da broca para o próximo ano.

Para agosto é esperado que as chuvas ocorram dentro da média normal do período ou pouco acima desta para toda a região Nordeste, para o estado do Pará com exceção da porção do extremo norte do baixo Amazonas, Mato Grosso, Roraima, Rondônia, Acre com exceção da porção sul do Vale do Juruá, para Goiás e Tocantins, para as regiões Norte e Noroeste de Minas, Jequitinhonha e Vale do Rio Doce e Mucuri, para o noroeste e litoral norte do Espírito Santo.

Nessas regiões as chuvas de agosto poderão estimular floradas precoces. Caso as chuvas tenham continuidade serão favorecidas diferentes floradas, que irá proporcionar maturações desuniformes dos frutos. Por outro lado, caso as chuvas não apresentem continuidade as floradas precoces deverão ser abortadas contribuindo para redução da produtividade da próxima safra. Nas demais regiões do Brasil as chuvas devem vir a ocorrer dentro do esperado para o período.
-0-

  Share...

Share This Article

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *